Evite problemas cardíacos e o sobrepeso, comendo devagar.



Reserve um tempo para fazer suas refeições com mais calma

Hora do almoço, você tem 1 hora para comer, mas em apenas 15 minutos já está de volta para sua mesa. Se identificou?

Então se prepare para mudar seus hábitos porque comer rápido é péssimo para saúde e as consequências são: problemas cardíacos e aumento de peso.

Isso é o que diz uma pesquisa apresentada em uma reunião da Associação Americana do Coração.

Para comprovar a teoria, 642 homens e 441 mulheres, em torno dos 51 anos, participaram da pesquisa feita no Japão pela Universidade Hiroshima.

Eles foram separados em três grupos e o critério para tal era a velocidade que cada um comia: devagar, normal ou rápido.

No começo dos testes, ninguém tinha síndrome metabólica, ou seja, pressão alta, diabetes e acúmulo de gordura no abdômen.

Mas cinco anos depois, quem comia no menor tempo, tinha maior probabilidade de ter a síndrome do que os que comiam dentro do tempo certo.

Uma diferença de 5% a mais. Outros malefícios também foram associados a prática: aumento do peso, da taxa da glicose e da cintura.


Segundo Takayuki Yamaji, um dos responsáveis por esse estudo, comendo rápido a pessoa não se sente saciado e acaba extrapolando na quantidade.

A taxa da glicose fica oscilando e isso pode acarretar uma resistência insulínica, sobrando açúcar no sangue e servindo de porta de entrada para a diabetes.

Respira e desacelera!

Veja algumas dicas para diminuir o ritmo ao sentar para fazer uma refeição:

  • Mesmo que seja só para você, arrume a mesa, criando um local convidativo e que vocêse sinta confortável em passar mais tempo se alimentando. Atenção: sem televisão e celular.
  • Reúna a família para fazer as refeições. Junto com mais gente o papo costuma render e o tempo reservado para se alimentar se alonga.
  • Começar sua refeição pela salada e com alimentos mais consistentes, como a cenoura, é uma dica especial. Já começar exigindo uma mastigação mais intensa estica o tempo até a chegada do prato principal e ajuda o cérebro a reconhecer quando você está satisfeito.
  • Entre uma garfada e outra, apoie os talheres no prato. Com o garfo sempre em punho, a tendência é ir direto até a comida acabar.

Reserve um tempo para sua alimentação e para você. Não precisa ter uma hora certa, pontualmente, todo dia, mas é importante que esse momento exista. Preste atenção na sua saúde e viva melhor. Você tem esse tempo ou também come correndo? Conte para gente!



Comentar

fourteen + eight =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.