Musculação emagrece, sim ou não?



A musculação é um tipo de exercício físico anaeróbico. Ou seja, que não usa o oxigênio como fonte principal de energia para os músculos, diferente do que ocorre com os exercícios aeróbicos. As pessoas que praticam musculação, têm o objetivo de fortalecer e aumentar a massa muscular. Logo, ocorre o aumento de peso dessa massa, então surge a dúvida se a musculação emagrece ou engorda.

Afinal, musculação emagrece ou engorda?

Pelo fato de trabalhar a massa muscular, os exercícios de musculação vão fazer essa massa aumentar de tamanho. Como consequência, o músculo também vai aumentar de peso, mas quando o peso do corpo aumenta por causa da musculatura, não quer dizer que a pessoa engorda.

Pelo contrário, quando os praticantes levam o exercício a sério, mantendo uma dieta adequada prescrita por nutricionista, e seguindo outros hábitos saudáveis, a musculação emagrece. Ela vai contribuir com a perda de gordura e o aumento de músculo.

Isso quer dizer que uma pessoa musculosa pode até pesar mais do que uma pessoa que não tem os músculos desenvolvidos e tem uma alta porcentagem de gordura acumulada. O que é levado em consideração para dizer que uma pessoa está acima do peso, éa porcentagem de gordura.

Benefícios da musculação

Agora que já sabe que a musculação emagrece, pois reduz o acúmulo de gordura e aumenta a massa magra, que é a muscular, veja mais alguns benefícios de praticar musculação.

1. Tonifica os músculos

Essa é a razão pela qual a maioria das pessoas pratica musculação. Elas desejam ter músculos mais tonificados, ou seja, durinhos. Eles não necessariamente precisam ser grandes para ser tonificados, mas certamente serão mais fortes e resistentes.

2. Reduz a gordura corporal

A forma que acontece a eliminação do excesso de gordura praticando musculação é que quando a pessoa pratica de forma regular, dentro de uma dieta balanceada, o exercício vai estimular uma maior queima de gordura, pois ela é a fonte de energia para o exercício.


3. Melhora da postura

Para praticar a musculação de forma correta, sem sofrer lesões e trabalhar os músculos com eficiência, o corpo precisa estar com a postura adequada. Então o praticante se acostuma a manter a coluna sempre ereta. Além do mais, os exercícios de musculatura também trabalham os músculos das costas que sustentam a coluna, o que naturalmente faz a postura melhorar.

4. Aumenta a densidade óssea

Junto de uma alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D, a musculação também contribui para ter ossos mais fortes. Assim, reduzem-se os riscos de fraturas e o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

5. Contribui para a boa saúde emocional

Além do fato de que a musculação emagrece e isso contribui com a autoestima, o exercício vai além. Por conta da liberação de endorfinas durante a musculação, que é o hormônio do bem-estar, a pessoa vai terminar a prática se sentindo mais feliz e motivada. Ao longo do tempo, essa sensação vai se tornando cada vez mais presente, não apenas durante o exercício.

6. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório

Mesmo não sendo uma prática rítmica, assim como uma corrida ou ciclismo, a musculação também melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Vai depender principalmente da intensidade do exercício, pois assim irá fazer o coração bombear mais sangue para os músculos. Logo, ele também será exercitado e vai ficar cada vez mais resistente.

Antes de decidir começar a fazer musculação, vá ao clínico geral fazer um checkup da sua saúde. E quando pesquisar academias, escolha uma que ofereça profissionais habilitados para acompanhar seus exercícios de perto. Lembre-se também da importância de fazer alongamentos antes e depois dos exercícios.



Comentar

eleven − eight =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.